segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Não faça da cultura do corpo magro a sua vida

Autoestima baixa pode ser um dos gatilhos que levam a busca irreal da magreza
26514slimmingpill-getty
Após tanta polêmica acerca das medicações para perda de peso, uma das medicações mais utilizadas para esse fim voltou a ser liberada em setembro do ano passado. Na época achei bem satisfatória a proibição da mesma, visto que apesar de serem indicadas para o tratamento da obesidade, muitas pessoas faziam o uso sem ter a real necessidade.

Porém, a mesma voltou a ser liberada sob vários argumentos de que ela seria eficaz em conjunto com a mudança na alimentação, com a prática de atividades físicas, novamente esquecendo que os fatores emocionais são os maiores sabotadores de quem sofre com o peso.

A grande questão é a falta de critério ou a facilidade que algumas pessoas têm de conseguir o acesso a essas medicações, usando sem devida orientação e necessidade.

Hoje recebemos a notícia de uma vítima dessas medicações, Carol.  A estudante estava insatisfeita com seu peso e começou a fazer uso dessas medicações, pois não gostava das curvas de seu corpo. Carol veio a falecer em função do uso desses medicamentos, uma vida perdida em prol de uma busca irreal de um corpo magro.

Infelizmente ainda impera em nosso país essa busca alucinada por um corpo seco, uma agressão que muitos cometem para sentirem-se felizes, como se estar bem fosse sinônimo de gordurinhas a menos.
Nosso corpo não é massinha de modelar, ele é de carne, tem uma estrutura óssea, temos a genética, a herança familiar, não podemos brincar com ele como se fosse modelável. Precisamos mudar urgente essa forma de se enxergar e acima de tudo de colocar no corpo a nossa fonte de felicidade e satisfações pessoais.

Conheço mulheres lindas que não se enxergam, desistem de sair de casa, de curtir uma praia com amigos, de irem a um churrasco, pois não se sentem bem dentro das roupas.  Estou falando de mulheres que tem o peso adequado, pessoas que não precisam de medicações, mas muitas se entregam ao desespero em busca do corpo idealizado, mesmo que com isso paguem com sua saúde e até sua vida.

Até quando isso irá acontecer para se tomar consciência de que somos muito mais do que um simples corpo? Somos gente, somos lindas pelo o que temos, pelo o que conquistamos.

Um corpo não me representa, é uma pena que para você essa busca pode ser sua principal meta.

Nenhum comentário: