domingo, 6 de setembro de 2015

Sua felicidade depende de antidepressivos?

Seroquel_100_25
Ser feliz é uma conquista diária onde o agente de mudança maior é você mesmo.
Há alguns anos ficávamos surpresos quando alguém nos contava que usava antidepressivos, era algo raro alguém se arriscar a usar essas medicações.  Pessoas que apresentavam sintomas de depressão eram taxadas de desistentes, preguiçosas.  A depressão crescia sem o reconhecimento como doença por parte da população.
Atualmente já não há tanta resistência, existe muita informação sobre esse tema e as pessoas acabam buscando tratamentos mesmo quando apresentam uma leve tristeza ou dificuldades em lidar com as situações de sua vida, acreditando que só ela pode ser o caminho para livrar-se do peso da infelicidade.
Se por um lado ocorreu uma evolução quanto à aceitação da doença em si e do tratamento medicamentoso, vejo também que cresceu o número de pessoas que as utilizam como se somente o remédio fosse a solução.
Será que só medicação resolve? Já sabemos que não. Atualmente já se tem comprovações do quanto é importante trabalhar as situações que levam à depressão, pois uma grande parte dos pacientes passa por situações muito conflitantes e difíceis, como o luto, abuso, estresse, agressão e/ou situações das quais não sabem como lidar.
Muitos casos não se resolverão somente com medicações, é necessário uma revisão geral de sua vida, de crenças e comportamentos, aprendendo a conviver com momentos de tristeza. A tristeza é um estado afetivo em que a pessoa se sente insatisfeita, sem alegria.
Ninguém gosta de sentir-se assim, mas preciso dizer algo a você: a tristeza faz parte da nossa vida, não adianta se anestesiar com remédios, é preciso encará-la e entender que teremos muitos momentos em que ela irá aparecer e enfrentá-la é a forma mais assertiva de resolver esse estado. Quando compreendemos as situações pelas quais passamos e encontramos caminhos para mudar, a vida se transforma e o colorido volta, além do que as situações difíceis da vida só nos amadurecem.
Não leve a vida no ponto morto, engate a primeira e assuma a responsabilidade pelo seu bem-estar. A medicação dará suporte em todo processo de autoconhecimento e mudança, porém o agente dessa conquista é somente você.

Nenhum comentário: