segunda-feira, 9 de março de 2015

Guia da OMS recomenda redução no açúcar




A Organização Mundial de Saúde publicou na última semana uma nova diretriz sobre consumo de açúcares para adultos e crianças. O consumo de açúcar não deve passar de 50 gramas por dia. A recomendação, que consta de guia da OMS publicado dia 4 de março, pretende limitar também o consumo de açúcares ocultos nos produtos alimentícios, entre eles o ketchup e refrigerantes, responsáveis por inúmeros problemas de saúde, como a obesidade, o excesso de peso e as cáries. 
 
Uma colher de sopa de ketchup, adverte a OMS, representa 4 gramas de açúcar oculto, e uma lata de refrigerante pode conter até 40 gramas, o equivalente a 4 colheres de café. O ideal seria não ultrapassar 5% da ração energética diária.
 
As recomendações foram determinadas com base na análise de dados científicos mais recentes que mostram a relação açúcar e peso corporal. "Pesquisas mostram que as crianças com o maior consumo de bebidas adoçadas com açúcar são mais propensas a ter excesso de peso do que crianças com uma baixa ingestão de bebidas adoçadas com açúcar", informa nota da OMS, apoiada ainda por evidências que demonstram maior índices de cárie dentária, quando o consumo de açúcares livres é acima de 10% da energia total diária.
 
Para a OMS, é preciso adotar políticas públicas que estimulem hábitos alimentares mais saudáveis, que promovam mudanças na rotulagem de alimentos e que regulem a comercialização de produtos alimentares e bebidas não alcoólicas ricos em açúcares. Espera-se também dos governos políticas fiscais mais rígidas sobre estes produtos.
O guia de orientação da OMS sobre consumo de açúcares deve ser atualizado em 2020.


Nenhum comentário: