quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Pratique saúde e não excessos



Atividade física pode causar sérios problemas de saúde quando não há equilíbrio
o-colesterol-e-a-atividade-fisica-1-4-248
por Luciana Kotaka
 Dia de Sol dá mais vontade de se cuidar, a chegada do verão faz com que muitas pessoas saiam da zona de conforto e corram atrás do peso acumulado durante o inverno. Nada melhor do que se exercitar para manter a saúde e o corpo em dia, mas será que funciona bem quando o objetivo principal é o peso?
Claro que funciona, desde que não saiamos numa busca frenética atrás de resultados pois todo processo demanda tempo e sabemos que o equilíbrio é tudo nesse processo. Os excessos são cometidos quando não há total consciência de que precisamos seguir um protocolo, que mudanças no peso envolvem alimentação e também emoções e ações equilibradas.
Já ouvi muitas pessoas se machucarem por não respeitarem os limites do corpo mesmo quando avisadas, porém estão tão fixadas na ideia de alcançar um tempo determinado na corrida, ganhar massa muscular ou mesmo perderem peso que desprezam as orientações dos treinadores.
Quem conhece o corpo somos nós, precisamos estar atentos aos sinais de cansaço, estresse muscular, dores, pois dessa forma podemos evitar traumas desnecessários. Teve um dia que eu estava treinando e senti dores ao fazer um exercício de braço, na hora conversei com o meu treinador e ele abaixou o peso.
Veja, se sabemos identificar o que nos faz mal devemos respeitar os limites do corpo, dessa forma fortaleci melhor a musculatura e assim pude mudar o peso.
Fica claro dessa forma que todas as mudanças que formos fazer envolve ter autoconhecimento e cuidados, nada de correr atrás do prejuízo sem cautela, o mais importante em todo processo é o cuidado consigo mesmo.

Nenhum comentário: