sexta-feira, 5 de julho de 2013

Mulheres passam quase 1 ano de suas vidas contando calorias


Apesar das mulheres se preocuparem mais com as calorias, os homens não estão muito atrás Foto: Getty Images
Apesar das mulheres se preocuparem mais com as calorias, os homens não estão muito atrás
Foto: Getty Images

Você fica pensando em quantas calorias está ingerindo durante o café da manhã? Escolhe salada ao invés de um lanche para evitar pão? Calcula quantas calorias pode consumir no jantar para não ultrapassar sua meta diária?  Bem, ao que tudo indica, você não está sozinha. Uma nova pesquisa, realizada no Reino Unido e divulgada no jornal Daily Mail, indica que, no geral, mulheres gastam quase um ano de suas vidas obcecadas por contar calorias e se preocupando com seu peso.
De acordo com o estudo, mulheres normalmente pensam e falam sobre suas dietas por cerca de 21 minutos por dia ou mais de duas horas toda semana. Isso significa que elas passam cerca de 127 horas por ano preocupadas com sua forma, o que, multiplicado por uma média de 67 anos de vida adulta, daria algo em torno de 355 dias, ou seja, quase um ano.
Porém, se engana quem acha que os homens são muito diferentes. Segundo a pesquisa, eles gastam em média 18 minutos por dia, ou 109 horas por ano, pensando sobre calorias, o que equivale a 304 dias de suas vidas adultas e não os deixa tão longe assim da média feminina.
Além disso, o levantamento descobriu que metade da população se declara insatisfeita com seu peso e controla o que come monitorando calorias. Um adulto gasta em média 338 dias de sua vida com hábitos como checar o número de calorias em rótulos ou falando sobre dieta.
A preocupação com a opinião alheia é um dos fatores para a preocupação com a boa forma Foto: Getty Images
A preocupação com a opinião alheia é um dos fatores para a preocupação com a boa forma
Foto: Getty Images

Ainda, cerca de dois quintos (38%) dos homens admitiram checar as informações nutricionais de produtos com o objetivo de manterem a forma. A pesquisa destacou também que a opinião dos entes queridos sobre sua forma física é muito importante, já que 38% dos participantes afirmaram querer perder peso para fazer o parceiro feliz. E uma pessoa a cada 10 afirmou monitorar o consumo de calorias para ficar tão magra quanto os amigos.  Os colegas de trabalho também não ficaram de fora. Uma pessoa a cada 14 afirmou que lê rótulos com o objetivo de manter a boa aparência no ambiente corporativo.

E os avanços tecnológicos ajudam ainda mais nesse tipo de hábito. Durante o estudo, mais de um quinto dos entrevistados informou que usa um aplicativo de smartphone para controlar as calorias e um a cada 10 utiliza um site especializado para isso. Um a cada seis prefere manter um diário alimentar com apenas papel e caneta.

A pesquisa revelou também que os britânicos acham esse tipo de contagem difícil. Quase um terço dos entrevistados acredita que contar calorias é uma perda de tempo. “Contar calorias é parte da vida moderna e nossa pesquisa mostra que os britânicos estão obcecados por monitorar seu peso. É importante oferecer às pessoas opções para isso, além de produtos para uma dieta balanceada”, disse Fiona Hope, da SodaStream, empresa que organizou o estudo.

http://saude.terra.com.br/dietas/mulheres-passam-quase-1-ano-de-suas-vidas-contando-calorias,8f24f384e768f310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

Nenhum comentário: