segunda-feira, 29 de abril de 2013

Estratégias simples auxiliam no processo de emagrecimento


 Habituar-se a anotar o que se come e aliviar o estresse ajuda a garantir o sucesso



Não faltam dicas do que fazer para manter o peso, mas, dificilmente, as pessoas que se submetem às inúmeras estratégias se comprometem a mudar seus comportamentos alimentares.

Lidamos com a perda de peso da forma que nos é conveniente, testando as dietas da moda, consumindo chás e tomando medicações. Atitudes como essas, porém, são saídas fáceis e, na maior parte das vezes, ineficazes.

Com tantas informações contraditórias a respeito da perda de peso, fico pensando o que acontece com tantas pessoas que continuam buscando soluções milagrosas ao invés de enfrentar suas dificuldades em relação ao peso.
Lidamos com a perda de peso da forma que nos é conveniente, testando as dietas da moda, consumindo chás e tomando medicações.
Sabemos que a obesidade é uma doença que vem crescendo assustadoramente no Brasil e no mundo. Tal crescimento é apenas uma das provas de que o sobrepeso não é resolvido por meio de chás ou dietas milagrosas, que podem trazer sérias consequências para a saúde ou ocasionar o famoso efeito sanfona.

Desta forma fica claro que obesidade é uma doença séria e que necessita de ações profissionais para trazer resultados satisfatórios. Cabe a cada indivíduo refletir e escolher o caminho mais assertivo.

Os profissionais das áreas relacionadas estão se atualizando constantemente em busca de informações e estratégias que possam auxiliar quem quer perder peso ou mesmo que precisa alcançar um corpo mais saudável.
Procure um nutricionista que possa criar uma dieta equilibrada de acordo com seu peso, nível de atividade física e altura.
Neste contexto, algumas informações - até conhecidas por grande parte das pessoas - acabam ignoradas, mesmo sendo de extrema importância, por cevar ao único caminho conhecido e seguro. Veja algumas delas:

1. Procure um nutricionista que possa criar uma dieta equilibrada de acordo com seu peso, nível de atividade física e altura. Somente esse profissional tem habilidades e conhecimentos para indicar a melhor forma de se alimentar;

2. Pratique exercícios físicos. Eles são fundamentais para a saúde e também para a perda de peso, além de manter a energia e o bom humor;

3. Anote o que você come, com horários e quantidades. Essa é a melhor estratégia para perceber como está sua alimentação. Desta forma, seus erros ficarão mais evidentes, o que ajuda na hora de corrigir;
4. Aproveite para anotar também os momentos de exageros, detalhando o que você sentiu, como quem estava e o que aconteceu. Anotar é uma forma de deixar concreto o exagero praticado;

5. Leve um saquinho ou uma caixinha com você, na qual poderá depositar bilhetinhos dizendo o que deixou de comer a cada dia. No fim da semana, contabilize as calorias que foram deixadas de lado. Esse é um excelente método para perceber seu empenho no processo de emagrecimento;

6. Experimente fazer terapia. Ela é uma excelente aliada no combate à compulsão alimentar, à ansiedade e outros gatilhos que levam você a comer em excesso. Muitas pessoas exageram na quantidade da comida por razões que não são identificadas claramente, sendo necessário a terapia como forma de tornar consciente a razão pela qual se come;

7. Mantenha a serenidade, livrando-se do estresse. Nessa luta você pode contar com atividades como ioga, caminhada, natação e dança de salão.

Convido vocês a seguirem as dicas acima, estabelecendo metas adequadas e agindo de forma consciente. Somente desta forma será possível fazer as pazes com seu corpo.

 http://minhavida.uol.com.br/saude/materias/13930-estrategias-simples-auxiliam-no-processo-de-emagrecimento

Um comentário:

Bia Jubiart disse...

Bom dia Luciana!

Indiquei o seu site para uma amiga! Espero que suas orientações a ajude...

Luciana, tenho acompanhado no face o seu trabalho. Parabéns!

Tenha uma ótima semana!

Bjooooo