quinta-feira, 25 de abril de 2013

Conviver com pessimistas pode torná-lo mais propenso à depressão


A propensão à depressão pode aumentar ou diminuir de acordo com o ambiente Foto: Getty Images
A propensão à depressão pode aumentar ou diminuir de acordo com o ambiente
Foto: Getty Images
Depressão e as emoções associadas a ela podem ser contagiosas. Esta é a conclusão de um novo estudo publicado na revista Clinical Psychological Science e divulgado no jornal Daily Mail. A pesquisa, realizada pela Universidade de Notre Dame, descobriu que pessoas que respondem negativamente a eventos estressantes, interpretando-os como resultado de fatores que eles não podem mudar e como um reflexo de suas próprias falhas, são mais vulneráveis à depressão. E que essa postura pode ser “contagiosa”.

Segundo os médicos Gerald Haeffel e Jennifer Hames, essa vulnerabilidade parece se estabelecer durante o início da adolescência, mas pode se manter durante a vida adulta. A pesquisa investigou ainda se essa propensão seria “contagiosa” durante os períodos de grande transição, como na entrada na universidade. Para isso, os pesquisadores acompanharam 206 companheiros de quarto que haviam acabado de iniciar o primeiro ano de faculdade.

Os resultados revelaram que os alunos que tinham companheiros com altos níveis de vulnerabilidade cognitiva eram suscetíveis a "pegar" esse estilo, desenvolvendo uma propensão à depressão. O inverso também era verdadeiro. Aqueles com companheiros de quarto sem propensão à depressão experimentaram uma redução em seu próprio nível de negativismo.

Os alunos que desenvolveram um aumento no pensamento depressivo nos primeiros três meses de faculdade, tinha quase o dobro do nível de sintomas depressivos em seis meses do que aqueles que não apresentaram esse aumento. Segundo Gerald, o estudo é uma forte evidência da teoria do contágio.

Para os especialistas os resultados sugerem que alterar o ambiente de uma pessoa pode ser usado uma parte de um tratamento para a depressão, porque a vulnerabilidade de uma pessoa varia ao longo do tempo. "Nosso estudo demonstra que a vulnerabilidade cognitiva tem o potencial de aumentar e diminuir ao longo do tempo, dependendo do contexto social. Isso significa que ela deve ser pensada ​​como mutável, em vez de estática", defende Gerald.

 http://saude.terra.com.br/doencas-e-tratamentos/conviver-com-pessimistas-pode-torna-lo-mais-propenso-a-depressao,bbda2d5a2942e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Nenhum comentário: